8º Ano
Trabalho
de Matemática
Profª Titular:
Denis Inês de Oliveira Godoy
Profª Subst. :
Ana Carolina Peruquetti
Introdução
às equações de primeiro grau
Para resolver um
problema matemático, quase sempre devemos transformar uma sentença apresentada
com palavras em uma sentença que esteja escrita em linguagem matemática. Esta
é a parte mais importante e talvez seja a mais difícil da
Matemática.
Sentença
com palavras
|
Sentença
matemática
|
2
melancias + 2Kg = 14Kg
|
2
x + 2 = 14
|
Normalmente
aparecem letras conhecidas como variáveis ou incógnitas. A partir daqui, a
Matemática se posiciona perante diferentes situações e será necessário conhecer
o valor de algo desconhecido, que é o objetivo do estudo de equações.
Trabalharemos
com uma situação real e dela tiraremos algumas informações importantes. Observe
a balança:
A balança
está equilibrada. No prato esquerdo há um "peso" de 2Kg e duas melancias com
"pesos" iguais. No prato direito há um "peso" de 14Kg. Quanto pesa cada
melancia?
2 melancias +
2Kg = 14Kg
Usaremos uma
letra qualquer, por exemplo x, para simbolizar o peso de cada melancia. Assim, a
equação poderá ser escrita, do ponto de vista matemático, como:
2x + 2 =
14
Este é um
exemplo simples de uma equação contendo uma variável, mas que é extremamente
útil e aparece na maioria das situações reais. Valorize este exemplo
simples.
Podemos ver que
toda equação tem:
- Uma ou mais letras indicando valores desconhecidos, que são denominadas variáveis ou incognitas;
- Um sinal de igualdade, denotado por =.
- Uma expressão à esquerda da igualdade, denominada primeiro membro ou membro da esquerda;
- Uma expressão à direita da igualdade, denominada segundo membro ou membro da direita.
No link
Expressões
Algébricas, estudamos
várias situações contendo variáveis. A letra x é a incógnita da equação. A
palavra incógnita
significa desconhecida
e equação tem o prefixo equa
que provém do Latim e significa igual.
2
x + 2
|
=
|
14
|
1o.
membro
|
sinal
de igualdade
|
2o.
membro
|
As expressões do
primeiro e segundo membro da equação são os termos
da equação.
Para resolver
essa equação, utilizamos o seguinte processo para obter o valor de
x.
2x
+ 2 = 14
|
Equação
original
|
2x
+ 2 - 2 = 14 - 2
|
Subtraímos 2 dos
dois membros
|
2x
= 12
|
Dividimos por 2
os dois membros
|
x
= 6
|
Solução
|
Observação: Quando
adicionamos (ou subtraímos) valores iguais em ambos os membros da equação, ela
permanece em equilíbrio. Da mesma forma, se multiplicamos ou dividimos ambos os
membros da equação por um valor não nulo, a equação permanece em equilíbrio.
Este processo nos permite resolver uma equação, ou seja, permite obter as raízes
da equação.
Exemplos:
- A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.
Solução:
Primeiro passamos o problema para a linguagem matemática. Vamos tomar a letra c
para a idade de Carlos e a letra a para a idade de André, logo a=c-4.
Assim:
c + a =
22
c + (c - 4) =
22
2c - 4 =
22
2c - 4 + 4 = 22 +
4
2c = 26
c = 13
Resposta: Carlos
tem 13 anos e André tem 13-4=9 anos.
- A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?
Solução:
Identificaremos a população da cidade A com a letra a e a população da cidade
com a letra b. Assumiremos que a=3b. Dessa forma, poderemos escrever:
a + b =
100.000
3b + b =
100.000
4b =
100.000
b =
25.000
Resposta: Como
a=3b, então a população de A corresponde a: a=3×25.000=75.000
habitantes.
- Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140m2?
Solução:
Tomaremos a área de cada dormitório com letra x.
3x + 140 =
260
3x = 260
-140
3x = 120
x = 40
Resposta: Cada
quarto tem 40m2.
Exercícios: Resolver as
equações
1. 2x + 4 =
10
2. 5k - 12 =
20
3. 2y + 15 - y =
22
4. 9h - 2 = 16 +
2h
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