Conteúdo: Expandindo a Linguagem das Equações
Ano: 8º Ano
Tempo previsto: 12h/as
Competências e Habilidades
Leitura e interpretação de enunciados; transposição entre as linguagens escrita e algébrica; raciocínio lógico dedutivo.
Grupo(s) de Competência(s)
G (I) Observar, G(II) Realizar e G(III) Compreender
Objetivo Geral
Contemplar o estudo mais aprofundado das equações do 1º grau, apresentar o plano cartesiano como recurso para organizar e representar informação e também a ideia de equação com mais de uma incógnita em dois contextos; dos sistemas de equações e o das equações restritas às soluções inteiras.
Objetivo Específico
Identificar, simplificar e operar com frações algébricas.
Reconhecer e resolver equações fracionárias.
Reconhecer e resolver equações literais.
Reconhecer, classificar, aplicar e resolver sistemas de equações do primeiro garu com duas incógnitas.
Estabelecer relações entre um sistema de duas equações do primeiro grau com duas incógnitas e a posição relativa das retas do plano cartesiano que as representam
Justificativa
Equacionar e resolver problemas de maneiras diferentes confrontando resultados e identificando equivalências; utilizar a heurística como método de investigação da solução de equações; estudar desigualdades por meio da resolução de problemas contextualizados.
Procedimentos metodológicos
Dar ênfase à resolução de problemas; apresentar situações mais complexas passíveis de equacionamento, equações do 1º grau mais complexas.
Recursos materiais e tecnológicos
Currículo do Estado de São Paulo
Caderno do professor (volume 3)
Caderno do aluno (volume 3)
Livro didático
Avaliação
Será contínua durante a realização das atividades, provas individuais, trabalho em grupos colaborativos, atividades objetivas e dissertativas para avaliar o progresso de cada aluno e fazer a devolutiva para autocorreção.
Recuperação
Será feita através das intervenções pontuais e pelo plano de ações com atividades paralelas complementares ao conteúdo e/ou tema.
Responsável
Cursistas da
turma 2 do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino
Nenhum comentário:
Postar um comentário