Plano de Aula

Tema: Álgebra/Equações

Conteúdo: Expandindo a Linguagem das Equações

Ano: 8º Ano

Tempo previsto: 12h/as

Competências e Habilidades

Leitura e interpretação de enunciados; transposição entre as linguagens escrita e algébrica; raciocínio lógico dedutivo.

Grupo(s) de Competência(s)

G (I) Observar, G(II) Realizar e G(III) Compreender

Objetivo Geral

Contemplar o estudo mais aprofundado das equações do 1º grau, apresentar o plano cartesiano como recurso para organizar e representar informação e também a ideia de equação com mais de uma incógnita em dois contextos; dos sistemas de equações e o das equações restritas às soluções inteiras.



Objetivo Específico

Identificar, simplificar e operar com frações algébricas.

Reconhecer e resolver equações fracionárias.

Reconhecer e resolver equações literais.

Reconhecer, classificar, aplicar e resolver sistemas de equações do primeiro garu com duas incógnitas.

Estabelecer relações entre um sistema de duas equações do primeiro grau com duas incógnitas e a posição relativa das retas do plano cartesiano que as representam

Justificativa

Equacionar e resolver problemas de maneiras diferentes confrontando resultados e identificando equivalências; utilizar a heurística como método de investigação da solução de equações; estudar desigualdades por meio da resolução de problemas contextualizados.



Procedimentos metodológicos

Dar ênfase à resolução de problemas; apresentar situações mais complexas passíveis de equacionamento, equações do 1º grau mais complexas.

Recursos materiais e tecnológicos

Currículo do Estado de São Paulo

Caderno do professor (volume 3)

Caderno do aluno (volume 3)

Livro didático

Avaliação

Será contínua durante a realização das atividades, provas individuais, trabalho em grupos colaborativos, atividades objetivas e dissertativas para avaliar o progresso de cada aluno e fazer a devolutiva para autocorreção.

Recuperação

Será feita através das intervenções pontuais e pelo plano de ações com atividades paralelas complementares ao conteúdo e/ou tema.





Responsável
Cursistas da turma 2 do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino
Mapeamento de Percurso para o estudo da Equação do 1º Grau
                                                                                 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário